quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

2008 - Pernambuco elogia polícia de SP


Sexta-feira, 22/08/08 - 16:50

Assessor do Governo de Pernambuco destaca o trabalho da polícia paulista

O assessor do Governo de Pernanbuco, José Luiz Ratton, que também é sociólogo e professor da Universidade Federal de Pernambuco, visitou, nesta sexta-feira (22), a CAP – Coordenadoria de Análise e Planejamento da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, para conhecer como são desenvolvidos os trabalhos em inteligência e gerenciamento da informação sobre segurança pública.

Ratton, junto com o sociólogo Tulio Kahn, coordenador da CAP, fizeram parte do grupo de pesquisadores do Brasil que discutiram ontem, em um seminário da Escola de Direito de São Paulo, a redução de homicídios em São Paulo. O objetivo do seminário foi analisar que ações do governo paulista podem ser aproveitadas em outros Estados.

Ratton quis conhecer o conjunto de projetos bem sucedidos que tornou o desempenho das polícias mais eficaz no trabalho de combate e prevenção da criminalidade. Com uma redução de 70% nos índices de homicídios, desde 1999, os números de São Paulo chamaram a atenção também do Governo de Pernambuco. 

Considerando São Paulo como referência no combate à criminalidade, Ratton disse que é muito importante o investimento na gestão do conhecimento, tecnologia e inteligência policial. “São Paulo nos mostra que a continuidade de política tem resultado se esta for bem concebida e bem articulada. E este é o caminho que estamos tomando em Pernambuco desde o início do ano passado”, reforçou o assessor.

Entre os projetos e trabalhos das polícias de São Paulo, Ratton destaca o trabalho do DHPP – Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa pela ênfase no esclarecimento de homicídios. O sociólogo também destacou o Infocrim - Sistema de Informações e Mapeamento Criminal das polícias, pela ênfase na análise criminal descentralizada. 

Segundo ele, o mapeamento traz possibilidades concretas de se utilizar os modernos mecanismos de análises criminais pelo próprio policial. “O impacto que isto tem no trabalho do planejamento e inteligência policial mostra o resultado da eficiência da polícia paulista”, ressalta. O trabalho da Polícia Comunitária, que ao mesmo tempo em que presta um serviço à comunidade, dá legitimidade ao trabalho de prevenção à violência, principalmente em áreas como as do Jardim Ângela, recentemente visitado pelo vice-governador de Pernambuco, também foi destacado como modelo pelo sociólogo. 

Rosa Maria da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário